Basquetebol
O basquetebol é
um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas num campo
rectangular, onde se encontram dois cestos colocados ao centro de cada
linha de fundo, a uma altura de 3,05 metros.
O
objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto adversário (acção
ofensiva) e evitar que a outra equipa introduza a bola no próprio cesto
(acção defensiva), respeitando as regras específicas do jogo. A equipa
vencedora é a que marcar mais pontos.
O jogo é dirigido por dois ou três árbitros,
um árbitro principal e um ou dois árbitros auxiliares, e por três
oficiais de mesa, um marcador, um cronometrista e um operador de 24
segundos.
O campo de jogo de Basquetebol deve ter as dimensões de 28 metros de comprimento (linhas laterais) e de 15 metros de largura (linhas finais).
2-Linha final
3-Linha central
4-Área restritiva
5-Linha de lance livre
6-Linha de 3 pontos (6,25 m)
7-Círculo central
8-Tabela e cesto
Técnica
Para
jogar basquetebol é importante conhecer os aspectos importantes para a
correcta execução dos elementos técnicos do jogo, ou seja, as
determinantes técnicas de cada elemento técnico.
Pega da bola
*Agarrar a bola com as duas mãos em formato de concha;
*Dedos afastados com polegares próximos;
*Cotovelos junto ao corpo.
Passe de peito
*Segurar a bola com as duas mãos à frente do peito;
*Estender os Membros Superiores (MS) para a frente, para passar a bola;
*Simultaneamente avançar Membro Inferior (MI) para a frente;
*Rodar os pulsos para fora;
*Dirigir a bola para o peito do colega.
Passe picado
*Execução semelhante à do passe de peito;
*Dirigir a bola para o solo, para zona próxima do colega.
Passe de ombro
*Segurar a bola por cima dos ombros;
*Extensão do MS;
*Simultaneamente avançar (MI) para a frente;
*Acompanhar o movimento com o corpo.
Recepção da bola
*MS estendidos e afastados à largura dos ombros;
*Colocar os dedos afastados voltados para cima;
*Agarrar a bola com as duas mãos;
*Flectir os MS no momento da recepção.
Drible progressão
*Contactar a bola com uma mão, dedos afastados e estendidos;
*Bater a bola à altura da cintura e ao lado do corpo;
*Flexão e extensão dos pulsos;
*Libertar o olhar da bola;
*Progressão com a bola, através de batimentos sucessivos.
Drible protecção
*Contactar a bola com uma mão, dedos afastados e estendidos;
*Bater a bola à altura dos joelhos;
*Flexão e extensão dos pulsos;
*Libertar o olhar da bola;
*Proteger a bola com o MS e MI contrário ao de batimento.
Paragem (a um e dois tempos)
A paragem após recepção da bola ou drible pode ser feita de duas formas:
*Paragem
a um tempo – é feita com os dois pés apoiados no solo em simultâneo,
podendo depois utilizar qualquer um dos pés como pé-eixo para rodar;
*Paragem
a dois tempos – é feita com os dois pés apoiados no solo alternadamente
(um de cada vez), só podendo depois utilizar o primeiro pé que apoiou o
solo como pé-eixo para rodar;
Rotação
*Após paragem manter o pé-eixo sempre apoiado no mesmo sitio em que contactou o solo;
*Após paragem pode deslocar o outro pé em qualquer direcção, uma ou mais vezes.
Lançamento na passada
*Dominar bem a bola nas mãos e olhar dirigido para a tabela;
*Executar com um pé o 1º apoio após recepção da bola ou paragem do drible,
*Executar o 2º apoio e impulsão com o outro pé;
*Elevar o joelho do lado do MS que vai lançar;
*Estender o corpo todo, e lançar no ponto mais alto com extensão do MS.
Ter em conta a sequência dos apoios de acordo com o lado do lançamento:
-lado direito da tabela: 1º apoio (pé direito), 2º apoio (pé esquerdo e elevar o joelho direito;
-lado esquerdo da tabela: 1º apoio (pé esquerdo), 2º apoio (pé direito e elevar o joelho esquerdo).
Lançamento em apoio
*Enquadrar com o cesto (orientar os apoios e corpo para o cesto);
*Colocar MI ligeiramente flectidos e afastados, com o pé do lado da mão que lança ligeiramente avançado;
*Segurar
a bola com as duas mãos ao nível da cabeça, colocar a mão que lança
atrás e por baixo da bola e a outra mão apoia lateralmente na bola;
*Extensão dos MI seguida de extensão do trono e MS;
*Lançar a bola para o cesto só com uma mão;
*Flectir o pulso e dedos na parte final do lançamento.
Lançamento em salto
*Executar os aspectos referidos para o lançamento em apoio;
*Elevar-se do solo após extensão dos MI;
*Lançar a bola no ponto mais alto do salto.
Ressalto
*Utiliza-se para recuperar a bola após lançamento da própria equipa (Ofensivo);
*Utiliza-se para recuperar a bola após lançamento da equipa adversária (Defensivo);
*Posicionar-se entre o adversário e o cesto.
Regras Básicas
Equipas
*Cada equipa é constituída por 5 jogadores efectivos e 7 suplentes.
*Não
há limite para o número de substituições em cada jogo, mas estas só
podem ocorrer com a autorização do árbitro e/ou marcador quando o jogo
está parado.
Duração do jogo
*O
tempo de jogo é de 40 minutos distribuídos em quatro períodos de dez
minutos cada, com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o
segundo período e entre o terceiro e o quarto período de jogo, e entre o
segundo e o terceiro período um intervalo com a duração de quinze
minutos.
*Se
no final do jogo se verificar uma igualdade pontual, prolonga-se por
períodos suplementares de 5 minutos até o jogo acabar desempatado.
*Cada
equipa tem direito a 2 descontos de tempo durante o primeiro meio-tempo
(1º e 2º períodos), e a 3 descontos de tempo durante o segundo
meio-tempo (3º e 4º períodos) e a um 1 desconto de tempo em cada período
suplementar. Cada desconto tempo tem a duração de 1 minuto.
Início do jogo
*O
1º período de jogo inicia-se com o lançamento da bola ao ar pelo
árbitro no circulo central. A bola é disputada entre dois jogadores
adversários e só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. Os
restantes jogadores estão fora do circulo central.
*Nos
outros períodos de jogo a reposição da bola em jogo é feita segundo a
regra da posse alternada, na linha lateral junto ao meio campo.
Posse alternada
*É
a forma de colocar a bola em jogo através da sua reposição de fora de
campo em vez de uma bola ao ar. Esta reposição é feita alternadamente
por cada equipa, junto à linha lateral, no local mais próximo onde
ocorreu a falta.
*A
equipa que não ganha a posse de bola, na sequência da bola ao ar no
início do 1º período, começa o processo da posse alternada.
*Em
situações de bola ao ar (excepto no início do 1º período) aplica-se a
posse alternada: bola presa entre dois ou mais jogadores, bola tocada
simultaneamente por dois jogadores adversários, bola fica presa nos
suportes tabela/aro, quando se iniciam os períodos de jogo excepto o
primeiro.
Reposição da bola em jogo
*A
bola deve ser reposta em jogo por um jogador fora das linhas limite, no
local mais próximo onde o jogo foi interrompido ou ocorreu uma
infracção às regras.
*Após
a marcação de cesto, a bola deve ser reposta em jogo por um jogador da
equipa que sofreu cesto em qualquer ponto da linha final.
*O jogador tem 5 segundos para repor a bola em jogo e os adversários têm de estar a 1 metro de distância.
Sistema de Pontuação
*Um
cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um lançamento de
campo vale 2 pontos, excepto se for realizado para além da linha de
6,25m que vale 3 pontos, ou se for um lançamento da linha de lance livre
que vale 1 ponto.
Resultado
*O
jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo
regulamentar. Os jogos não podem terminar empatados. O desempate
processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.
Contacto com a bola
*A bola só pode ser jogada com as mãos, podendo ser passada, lançada, batida, rolada ou driblada.
*Não
é permitido pontapear, socar, transportar a bola nas mãos ou
interceptar a bola com qualquer parte da perna (excepto se for
acidentalmente).
Jogador e bola fora de campo
*A bola está fora quando um jogador na sua posse está sobre ou para além das linhas limite.
*A bola está fora quando toca um jogador ou qualquer pessoa que está fora de campo.
*A bola está fora quando bate no solo ou qualquer objecto que esteja sobre ou para além das linhas limite.
*A
bola está fora de jogo quando toca os suportes da tabela, a parte de
trás desta ou qualquer objecto colocado sobre o campo de jogo.
Drible
*Um
jogador não pode efectuar dois dribles consecutivos, ou seja, driblar,
agarrar e voltar a driblar. *O drible termina quando o jogador toca a
bola com as duas mãos simultaneamente, ou permite que a bola fique
parada numa ou em ambas as mãos.
Passos
*O jogador não pode executar mais do que dois passos com a bola na mão sem driblar.
Bola presa
*Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa.
Rotação
*É
o movimento que permite um jogador com bola, deslocar o mesmo pé uma ou
mais vezes em qualquer direcção, enquanto mantém o outro pé (pé eixo)
sempre apoiado no mesmo ponto de contacto com o solo.
Regra dos 3 segundos
*Um
jogador não pode permanecer mais de 3 segundos consecutivos dentro da
área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa, na zona de ataque,
esteja na posse da bola.
Jogador estreitamente marcado
*Considera-se
um jogador estreitamente marcado quando, com a bola em seu poder, um
adversário, em posição de defesa activa, se encontra a uma distância
inferior a um metro. Nessa situação, esse jogador tem de passar, lançar
ao cesto ou driblar a bola dentro de 5 segundos
Regra dos 8 segundos
*Quando
um jogador ganha a posse da bola na sua zona de defesa, a sua equipa
tem 8 segundos para fazer passar a bola para a zona de ataque.
Regra dos 24 segundos
*Quando um jogador ganha a posse da bola, a sua equipa tem de efectuar uma tentativa de lançamento ao cesto dentro 24 segundos.
Regresso da bola à zona de defesa
*Um
jogador que tem a posse de bola na sua zona de ataque, não pode
regressar com a bola à sua zona de defesa nem passa-la para um colega aí
colocado.
Falta pessoal
*É um contacto faltoso com um adversário, estando a bola em movimento ou parada.
*Um
jogador não pode agarrar, obstruir, empurrar, carregar, rasteirar ou
impedir a progressão de um adversário estendendo as mãos, braços,
cotovelos, ombros, quadris, pernas, joelhos ou pés, nem inclinar o corpo
para uma posição anormal, nem usar qualquer dureza ou jogo violento.
Penalização de faltas pessoais
*Se
a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de
lançamento, o jogo recomeça por uma reposição de bola fora de campo,
pela equipa adversária, no local mais próximo onde ocorreu a falta.
*Se
a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, a este
jogador são concedidos o número de lance(s) livre(s) seguintes:
-1 lance livre, se o cesto de campo é obtido;
-2 lances livres, se o não foi concretizado um lançamento ao cesto da área de dois pontos;
-3 lances livres, se o não foi concretizado um lançamento ao cesto da área de três pontos.
Falta dupla
*É
considerado falta dupla uma situação em que dois adversários cometem
falta, um sobre o outro, aproximadamente ao mesmo tempo, sendo marcada
falta pessoal aos dois jogadores.
*Se nenhuma das equipas tinha posse de bola ou o direito a ela, ocorre uma situação de bola ao ar.
*Se
uma equipa tinha a posse de bola ou o direito a ela, a sua reposição de
fora de campo deve ser efectuada, no ponto mais próximo onde ocorreu a
infracção.
Falta antidesportiva
*É
um contacto faltoso de um jogador que, no entender do árbitro, não é
uma tentativa legítima de jogar directamente a bola dentro do espírito e
objectivo das regras.
Penalização de faltas antidesportivas
*Uma falta antidesportiva deve ser averbada contra o infractor.
*Devem ser concedidos lances livres ao jogador que sofreu a falta, conforme a situação podem ser um, dois ou três.
*De
seguida, a equipa do jogador que sofreu a falta tem direito à reposição
da bola de fora de campo, no prolongamento da linha central.
Falta técnica
*Uma
falta técnica é uma falta de natureza comportamental, que inclui mas
não se limita a: falta de cooperação deliberada ou repetida para com o
espírito de desportivismo e de fair play, actos de violência, linguagem
ou gestos ofensivos.
Número de faltas
*Um
jogador que cometeu 5 faltas, pessoais e/ou técnicas, deve ser
informado do facto pelo árbitro e tem que abandonar o jogo
imediatamente, podendo ser substituído dentro de 30 segundos.
*Quando
uma equipa comete 4 faltas num período, fica na situação penalidade de
faltas de equipa, e todas as faltas pessoais subsequentes cometidas
sobre um jogador que não está em acto de lançamento devem ser
penalizadas com 2 lances livres, em vez da reposição da bola em jogo de
fora de campo.
Lance livre
*Na
sua execução, os vários jogadores, ocupando os respectivos espaços ao
longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a
bola saia das mãos do executante do lance livre; não devem tocar a bola,
na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro ou que seja
evidente que não o tocará.
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